"Ou você é livre, ou você não é. Ou você é livre e a coisa é autêntica, real, viva, ou não é nada." (A humilhação, Philip Roth)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Cierre de campaña del Mas, Fiesta de la victoria e muito mais...

Faz MUITO tempo que não escrevo por aqui... O mês de decembro foi intenso.
O ato de Cierre de Campaña del MAS em 03 de dezembro foi uma das coisas mais incríveis que já vi. Mais de um milhão de pessoas reunidas em El Alto, homens, mulheres, crianças, jovens, velhos... TODOS... muita esperança no ar e no olhar das pessoas. Uma sensação de que o processo de "cambio" é uma realidade irrevogável. Tomara seja!! Não me lembro da última vez que tinha visto tantas pessoas reunidas por um motivo político. A palavra emocionante é pouco para descrever o que senti em El Alto neste dia... Foi uma grande festa, durou horas, com discursos, música e bandeiras... MUITAS BANDEIRAS tremulando, eram Whipalas, bandeiras do MAS e da Bolívia. Fazia frio, chovia, e ninguém, NINGUÉM mesmo, arredava o pé de El Alto.
No dia 06 de dezembro aconteceram as eleições. O voto, na Bolívia como no Brasil, é obrigatório. Este ano foi realizado o recadastramento dos votantes no país, para tentar coibir fraudes e foi criado o padrão biométrico para identificar os eleitores. É proibida a circulação de carros, minivans, ônibus... enfim, é proibida a circulação de qualquer veículo motorizado. Só carros e táxis devidamente registrados na Corte Nacional Electoral, em geral por jornalistas e/ou observadores internacionais, podem circular pelas cidades. As ruas estavam vazias e silenciosas. No dia 06 La Paz teve um dia de sol radioso, nem parecia época de chuvas... as pessoas caminhavam pela cidade, passeavam com crianças, cachorros... eu aproveitei para caminhar pela cidade também e ver como estava o clima em La Paz no dia das eleições. A votação correu com tranquilidade, poucos incidentes foram relatados. Os prognósticos se confirmaram e Evo Morales Aymá-Garcia Linera venceram. Mas o que não se confirmou foi a margem da vitória. A vitória foi estrondosa, o MAS conseguiu mais de dois terços no congresso e o apoio da maioria da população ao "proceso de cambio" se confirmou de maneira mais que inegável. No final da tarde me dirigi a Plaza Murillo, em frente ao Palacio Quemado, como muita gente. De fato, a grande festa da vitória foi o Cierre de campaña em El Alto, porque, como não havia transporte, a maior parte das pessoas não tinha como se deslocar até a Plaza Murillo. Foi uma festa e tanto!!! MUITO EMOCIONANTE. Evo fez um bom discurso, agradecendo a todos os bolivianos e, em especial, a alguns departamentos da Meia Lua onde o MAS, surpreendentemente, se saiu muitíssimo bem nas urnas. O clima era de euforia por se saber de que mais cinco anos de governo estão garantidos a Evo e que a maioria no Congresso aumenta, e muito, as possibilidades de regulamentação das mudanças previstas na nova constituição e sua consequente implementação.