"Ou você é livre, ou você não é. Ou você é livre e a coisa é autêntica, real, viva, ou não é nada." (A humilhação, Philip Roth)

sábado, 20 de novembro de 2010

Um ano atrás...

Um ano atrás eu estava em La Paz, em frente ao mesmo computador (mas com MUITO mais roupas... fazia frio e chovia), ouvia música, como agora, e pensava na tese de doutorado em antropologia que me meti a fazer... como agora...
Hoje é 20 de novembro, dia da consciência negra. Dia em que Vini se despede de La Paz e meus amigos "paceños" estão todos reunidos por lá para se despedir dele. Dia em que trabalhei na tese e fui à casa da Helô... Saudades de quando a casa dela era também a minha. De quando tinhamos todo o tempo para falar das tesis e da "tessitura", como diz Elenita (a quien extraño tanto!!). Da minha janela eu vejo a lua... um ano atrás eu via as ladeiras e cejas de La Paz... tantas coisas mudaram e tão pouco mudou. Tenho a impressão que o mais doce da vida é mudar completamente, e perceber que por mais que mudes, o que és, quem és, não muda. Eu sou!! Sempre fui... só não tinha percebido.