"Ou você é livre, ou você não é. Ou você é livre e a coisa é autêntica, real, viva, ou não é nada." (A humilhação, Philip Roth)

sábado, 15 de agosto de 2009

Chegada a La Paz

A chegada a La Paz demorou um tanto mais do que eu esperava... por causa de um atraso no voo de Lima a La Paz...*
Tive muita sorte porque Francesco, namorado de Lorenza, veio para La Paz no mesmo voo que eu. Ele foi muito gentil e me ajudou com a bagagem (muito importante!!) , que era imensa!! Bem dividimos o taxi, Don Jonny foi nos buscar no aeroporto de El Alto. A descida em direçao a La Paz é impressionante... a vista é linda!!! Fazia frio ontem de noite, mas nada insuportavel. Cheguei a casa, arrumei um pouco minhas coisas e fui dormir. Estava um caco!!!
Hoje acordei tarde e fui dar umas voltas, tinha que trocar dinheiro e comprar uma ou outra coisa... Lorenza me fez um mapa das redondezas, em Sopocachi...
Bueno, estou bem e esta tudo caminhando...
Amanha escrevo mais!!!


* Este post nao tem acentos e tal porque escrevo do computador de Lorenza, a doce italiana que me recebe, junto com Simona. Meu computador resolver nao se conectar a rede wi-fi da casa... ninguem merece... o troço conecta ate na rede do aeroporto de Lima(??!!!!), mas aqui, em uma rede segura, resolve que nao... é brincadeira!!rsrs Bem, segunda-feira verei isso...

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Rumo a La Paz: direto do aeroporto de Lima

Finalmente consegui embarcar!!! Já estou a meio caminho... estou no aeroporto de Lima, Peru, esperando pela conexão que me levará a La Paz. Estou muito ansiosa... apesar da saída caótica de São Paulo (peço desculpas aos amigos a quem não respondi e-mails e/ou não consegui encontrar...), está tudo indo bem. Estou cansada, os dois últimos dias, somados, se resumiram a 5 horas de sono... mas acredito que consegui acomodar tudo antes de partir... Voltarei para São Paulo dia 22 de dezembro. Até lá, espero viver intensamente a experiência da pesquisa de campo e me concentrar nesta nova fase da minha pesquisa. Mais do que isso, tenho a sensação de que viverei uma nova fase da minha vida, entrando em contato com um universo diferente, tão próximo geograficamente e tão distante no imaginário. Resolvi me preparar para o campo mais ou menos como Elias Canetti para sua ida ao Marrocos. Mais ou menos porque, como esta é uma viagem de trabalho e pesquisa, diferentemente do autor, precisei ler sobre a Bolívia. Mas, como ele, evitei ver imagens do país e de La Paz. Evidentemente, tenho uma imagem de meu destino em minha cabeça... mas ela é difusa o suficiente para que eu me surpreenda com o que vier a encontrar e esteja aberta para toda a beleza e as surpresas que a Bolívia guarda. No mais, obrigada a todos, em especial, à minha família, pelo apoio e carinho. A previsão é de que o vôo chegue a La Paz às 12:35 am (hora da Bolívia), 1:35 am (hora de Brasília), sendo assim, só amanhã, sábado escreverei sobre minha chegada a La Paz. Tomara que tudo continue tão bem como agora!!