"Ou você é livre, ou você não é. Ou você é livre e a coisa é autêntica, real, viva, ou não é nada." (A humilhação, Philip Roth)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

IDH 2010

Em 04 de novembro o PNUD publicou o rank de países de acordo com os indicadores do IDH. Bolívia está em 95° lugar. Apesar da mudança de metodologia para o cálculo do índice, algo que é um impeditivo para comparações com anos anteriores, é de se notar que a Bolívia apresenta uma mudança de posição impressionante, uma vez que ano passado estava em 113°. No entanto, o país continua apresentando desigualdades, em especial relativas às questões que envolvem origem étnica e gênero, indicando que ainda há muito por fazer no país.
O IDH é um índice que foi criado há 20 anos e a edição de 2010, como já mencionamos, trouxe algumas mudanças de metodologia, o que impede a comparação com anos anteriores. Criado pelos economistas membros da ONU, Mahbud ul Haq e Amartya Sen, para medir o nível de desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas, o IDH considera outros indicadores além dos econômicos. Assim, um determinado país pode ter altos índices de renda e possuir um IDH baixo. Isto acontece porque as outras variáveis incluídas no índice, como longevidade e educação, têm um grande impacto no resultado final.
Sobre a atual situação da Bolívia, o PNUD-Bolivia lançou o livro Los cambios detrás del cambio - Desigualdades y movilidad social en Bolivia (Link: http://idh.pnud.bo/index.php?option=com_hello&view=noticias ).
Para ler comentários do PNUD sobre o IDH na América Latina e acesso a mais informações sobre o tema no site das NU: http://hdr.undp.org/en/media/PR4-HDR10-RegRBLAC-PT-rev2.pdf