"Ou você é livre, ou você não é. Ou você é livre e a coisa é autêntica, real, viva, ou não é nada." (A humilhação, Philip Roth)

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Posesión de Evo en Tiahuanaco

No dia 21 de janeiro, em uma cerimônia simbólica no sítio arqueológico de Tiahuanaco, Evo Morales Ayma foi proclamado líder da "Abya Yala" (nome que significa a união de vários povos indígenas sul americanos).
Ás seis da manhã do dia 21 me dirigi, com Christelle, Flávio, Heloisa e Vinicius, ao Cementerio General de La Paz para pegar o "mini bus" até Tiahuanaco. Chegando lá, fiquei impressionada com a quantidade de estrangeiros e de pessoas comuns (como de praxe, homens e mulheres de todas as idades, incluindo nenês...) que também estavam por lá com a intenção de ir a
"posesión". Já dava para imaginar que haveria MUITA gente em Tiahuanaco. Mas, ainda assim, me surpreendi chegando lá...
A viagem, ao som de morenada, foi impressionante. No caminho se viam, à beira da estrada, homens, mulheres e crianças saudando aos ônibus, "mini buses" e carros, que se dirigiam a Tiahuanaco, com bandeiras do MAS e, principalmente, Whipalas. Foi muito emocionante ver isso... era como se as crianças dissessem: Também estaremos lá!! LINDO... A viagem levou muito mais tempo que o normal (2 horas mais ou menos) e, depois de 3 horas e meia (o engarrafamento em El Alto e na estrada era impressionante!!), chegamos. Ao chegar , repito, impressionavam a quantidade de gente que havia e a quantidade de policiais desde a estrada até o sítio arqueológico.
Apesar de haver MUITA gente, como grupos de comunidades indígenas de todo o país e uma quantidade INCRÍVEL de estrangeiros, a cerimônia correu com tranquilidade. O único momento de tensão era quando alguém insistia em ficar de pé, bloqueando a visão do telão para a maioria, que estava sentada na grama.
Evo fez um discurso interessante, permeado com frases como: "Los pueblos del mundo de pie, nunca de rodillas frente al capitalismo!" e "El cambio en Bolivia hace posible el cambio del mundo y el cambio del mundo es el cambio de Bolivia!" Em momentos como esses, as pessoas aplaudiam e balançavam suas Whipalas. Mas, em geral, o silêncio imperava e todos ouviam atentamente ao líder da "Abya Yala". Foi lindo de ver... como em 2006, chovia, e no momento da cerimônia o céu se abriu e o sol do altiplano brilhou... Como com uma espécie de bendição da Pachamama, com o sol alto e forte, Evo Morales foi, simbolicamente, empossado como Presidente do Estado Plurinacional da Bolivia. Em uma clara demonstração do quão significativo é o fato de Morales ter sido reeleito, estiveram também presentes à cerimônia lideranças de movimentos sociais latinoamericanos e representantes de diferentes grupos indígenas, como o Algonkin (da América do Norte). Ao final, a sensação que tive foi a de que indígenas de todo o continente americano se sentem, de alguma forma, representados na figura de Morales e que o processo de cambio boliviano iniciado com sua primeira vitória, e reassegurado com a segunda, é uma mensagem de esperança, de que uma outra realidade é possível, para toda a população indígena do continente.