"Ou você é livre, ou você não é. Ou você é livre e a coisa é autêntica, real, viva, ou não é nada." (A humilhação, Philip Roth)

domingo, 19 de dezembro de 2010

Documentário "Cocalero"

Ontem assisti ao documentário Cocalero, do argentino Alejandro Landes. Um filme interessante, que mostra a primeira campanha presidencial de Evo Morales, mas, mais que isso, também mostra bem a organização e luta dos cocaleros. Em especial das mulheres cocaleras, como Leonilda Zurita.
Confesso que o que mais gostei foi ouvir o espanhol boliviano e ver imagens de Cochabamba, La Paz, outras cidades e paisagens bolivianas.
Não me entendam mal, o filme é bom. Muito bom, aliás. Mas sinto saudades da Bolívia... ainda mais em uma semana em que aconteceu a banca de qualificação de meu doutorado e "respirei Bolívia" diariamente...
Sinto saudades da paisagem do Altiplano, do vento, do cheiro, de ver os picos nevados... sinto saudades das pessoas com quem vi, senti, vivi a Bolívia e o Altiplano.
O vento no Altiplano parece o vento do pampa. É gelado, mas não é úmido como no extremo sul. Em ambos lugares o vento muitas vezes me fez pensar... e eu, que há tanto tempo não ouvia o vento, voltei a ouvi-lo no Altiplano... De fato, jamais esquecerei, foi em Uyuni que consegui voltar a ouvir o vento. Jallalla Bolívia!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário