"Ou você é livre, ou você não é. Ou você é livre e a coisa é autêntica, real, viva, ou não é nada." (A humilhação, Philip Roth)

domingo, 12 de setembro de 2010

La Paz também é a minha casa...

Ontem fui à comemoração de aniversário de uma amiga muito querida. Enquanto conversava com Joana sobre La Paz, soltei um dos atos falhos mais explícitos dos quais me lembro de já ter dito... eu disse: "é que La Paz é uma casa..." Chamei a cidade de casa!! Estava descrevendo a cidade e, así no más, disse casa. Sim, eu me senti em casa em La Paz... sim, La Paz, como São Paulo, é minha casa, com tudo o que isso significa. Aí me dei conta da sorte que é ter mais de uma cidade-casa, ainda mais porque não nasci em nenhuma delas e sempre terei Porto Alegre como meu ninho, ou seja, tenho a cidade-casa onde nasci e duas cidades-casa que escolhi... ou que me escolheram... não sei...
O fato é que essa semana foi de "encontros paceños". Terça passada e ontem encontrei Dado Galdieri, fotógrafo brasileiro (link para conhecer o trabalho dele abaixo) que conheci em La Paz (viveu por lá uns bons anos... hoje está morando em Lima com a sua linda família) e se tornou um bom amigo, que está de passagem por São Paulo. Hoje fui à abertura da exposição do amigo Miquel García (dois links para conhecer um pouco do trabalho dele abaixo), na Casa das Caldeiras, em que ele apresenta o trabalho que realizou na Bolívia e esses reencontros me deram ainda mais saudades de lá... Sim, ando nostálgica... Não triste. É que cada sopro da experiência boliviana, como encontrar Dado e Miquel, além de ver o trabalho que Miquel fez na Bolívia, me fazem sentir bem, menos lejos de tudo o que vivi por lá... E como é bom ver amigos fazerem coisas lindas... como é bom rever gente buena onda, gente que encontrei em La Paz, gente que essa cidade-casa me presenteou... espero poder reencontrar mais dessas gentes...


Dado Galdieri: http://dadogaldieri.photoshelter.com/

Miquel García: http://www.hangar.org/gallery/album323
e
http://web.me.com/kakaeka/Caldeiras_Blog/OBRAS_EM_CONSTRU%C3%87AO/Entries/2010/6/16_EM_PROCESSO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário