"Ou você é livre, ou você não é. Ou você é livre e a coisa é autêntica, real, viva, ou não é nada." (A humilhação, Philip Roth)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Wallerstein e tudo o mais que possa ver e ouvir

O historiador I. Wallerstein esteve em La Paz entre 13 e 15 de outubro apresentando conferências por ocasião do IV Seminario Pensando el Mundo desde Bolivia. Fui às conferências que depois foram comentadas por García Linera (1° dia), Luis Tapia (2° dia) e Raúl Prada (3° dia). As conferências foram interessantes, apesar de Wallerstein misturar espanhol com inglês, francês e italiano... às vezes foi difícil compreendê-lo, mas depois que descobri que para muitos bolivianos também foi difícil fiquei tranquila. Não foi por minhas limitações na língua de Cervantes que tive dificuldades, mas porque o velhinho não colaborava mesmo... rs
Semana passada, de 26 a 28 de outubro, aconteceu o Seminario Internacional "Bolivia Post-Constituyente: tierra, territorio y autonomías indígenas", organizado pela Fundación Tierra, em La Paz. O seminário foi bastante interessante e abordou os temas mais polêmicos na Bolivia hoje.
Além de eventos acadêmicos, tenho conversado com muita gente. Pesquisadores, acadêmicos ou não, tem me ajudado muitíssimo. Elena Apilánez, a espanhola mais latino americana do mundo, que fala português e viveu no Brasil, tem sido, além de uma boa amiga, uma interlocutora incrível. Além dela, Luz Castillo, do Museo Nacional de Etnografia y Folklore - MUSEF, que foi uma indicação de Ana Sanchez, também tem sido uma interlocutora importante. Luz conseguiu para mim uma entrevista com o diretor do MUSEF, o senhor Ramiro Molina. O senhor Molina é antropólogo e conversou quase três horas comigo. Me deu um monte de sugestões e se dispôs a me ajudar no que eu precisar. Depois desta conversa também consegui sua aprovação para me tornar pesquisadora associada do MUSEF. O que é muito bom, porque o museu é uma instituição muito respeitada e reconhecidamente séria, portanto, essa associação provavelmente me abrirá muitas portas!! As coisas continuam caminhando bem para mim e para o meu trabalho. Ojalá todo pase de esa manera hasta que yo vuelva para São Paulo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário