"Ou você é livre, ou você não é. Ou você é livre e a coisa é autêntica, real, viva, ou não é nada." (A humilhação, Philip Roth)

domingo, 16 de agosto de 2009

Quase esqueci!! Primeiro dia e primeira aventura paceña...

Desde antes de chegar a La Paz recebi a recomendação de jamais pegar táxi na rua, em especial de noite, que deveria sempre chamar um táxi pelo telefone. Pois bem, ontem conheci Amal, uma cineasta egípcia, que é amiga de Simona e está hospedada em casa. Simpaticamente, ela me convidou para ir a um bar onde ela iria encontrar uns amigos estrangeiros que conheceu em uma viagem ao Salar de Uyuni. Bueno, fui... sábado de noite, primeiro dia em La Paz, sem conhecidos ou amigos... me pareceu uma boa ideia. E foi!! Me diverti, exercitei meu espanhol tenebroso (preciso urgentemente de umas aulas... verei isso amanhã!!) e tomei uma, só uma, cerveja ("não beber muito álcool..." rsrsrs). Lá pela 1 e meia da manhã resolvi ir para casa, Amal continuou lá com o pessoal. Ela me fez mais um monte de recomendações e eu lhe disse para ficar tranquila e tal. Bem, pedi ao segurança do lugar que arranjasse um táxi para mim. Ele parou o primeiro que apontou na rua e eu imaginei que o conhecesse... bem, creio que não conhecia... o problema em La Paz é que aconteceram alguns casos de pessoas que foram levadas por taxistas para El Alto e foram roubadas, uma versão paceña de sequestro relâmpago... Tudo ia muito bem quando percebi que o taxista tinha passado a rua da casa onde estou... avisei a ele, que se fez de bobo e começou a subir mais... eu então lhe disse que ou ia para baixo ou que eu ficaria ali mesmo, cheguei até a abrir a porta do táxi... rsrsrs agora vejam bem, toda esta conversa foi em espanhol (que, como já disse, estou bem longe de falar bem), comigo tremendo como vara verde e com o coração quase na boca... rsrsrs enfim, graças ao mapa de Sopocachi que Lorenza fez para mim, me dei conta do que estava acontecendo e cheguei em casa sã e salva!! Lição do dia: "em Roma, aja como os romamos!!!" Jamais ignore as recomendações dos locais!! rsrs Fui rápida em perceber o que acontecia e tive MUITA sorte, mas não pretendo repetir a experiência... De agora em diante, só ando de táxi que chamar pelo telefone!!! rsrsrs

5 comentários:

  1. Tia Calol,
    Viver peligrosamente é uma coisa, se arriscar a toa é outra!!!PResta atenção nas dicas e fica atentas a tudo que acontece à tua volta!!! Bjs Rico

    ResponderExcluir
  2. Rico tiene razón. quedase con seguridad.ya tiene muchas aventuras frente a las pesquisas. es lo suficiente.eheh. besos, margarida

    ResponderExcluir
  3. Carol,
    Se cuida!! Pelo jeito não dá para bobear em qualquer grande cidade pelo mundo... Depois falam mal da nossa AL como se fosse um paraíso em Roma, Madri, NY... O treino de viver em SP dá bastante jogo de cintura. Tenho novidades boas! Vou lhe mandar um e-mail.
    Beijos, Cris.

    ResponderExcluir
  4. Carol,
    Se cuida, viu!
    Mas foi bem agil ... arranje logo um telefone de um taxista para ligar quando for preciso a qualquer horário e lugar.
    Beijos
    Miiii

    ResponderExcluir