"Ou você é livre, ou você não é. Ou você é livre e a coisa é autêntica, real, viva, ou não é nada." (A humilhação, Philip Roth)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Quase uma semana em La Paz

Cheguei a La Paz sábado passado. Amanhã completarei uma semana na cidade. Uma semana em que dei uma de turista... aproveitei para conhecer a cidade, saber onde ficam as coisas, fui a umas livrarias (já comecei a fazer estrago, inclusive... mas me controlei!! rsrs), conheci muita gente, enfim, passeei... Hoje acordei cedo e comecei a ler um jornal semanal de cultura e política que comprei na livraria. Muito interessante, tem muitas resenhas de livros recém lançados pela Editora Plural e, como podem imaginar, minha lista de livros a comprar já deu uma boa crescida... rsrs
Nesta semana pude ver um pouco de La Paz e dos paceños, sei que vi pouquíssimo... mesmo assim, aí vão minhas impressões...
Os paceños são extremamente politizados, é bastante comum ouvir as pessoas falando de política, falam baixo e são bastante gentis. A Bolívia é bem mais surpreendente do que eu imaginava... é comum notar que as pessoas ouvem uma rádio que dá notícias e discute política; ontem, por exemplo, estava na Calle Linares, uma rua que tem muitas lojas de artesanato, que vive cheia de turistas, e em umas três lojinhas notei que era esta rádio que estava sintonizada... aliás, preciso descobrir que rádio é esta!! As crianças são incrivelmente lindas e sorriem quase todo o tempo... O clima da cidade já está ameno, segudo me disseram, mas continua frio. Faz um sol lindo durante o dia e no final da tarde começa a esfriar, durante a noite é que o bicho pega... aí faz MUITO frio... mas até agora não tive problema com isso...
Conheci Ana, uma boliviana amiga de uma amiga, que é, simplesmente, encantadora!! Me levou até uma rua onde se vendem livros usados e se dispôs a me ajudar no que eu precisar. Desde que cheguei a La Paz tenho tido muita sorte e encontrado pessoas incríveis!! Espero que isso se repita quando eu começar as entrevistas para a pesquisa...
Ontem conheci Heloísa, do PROLAM, amiga do Luís do PPGAS. Um amor de guria!! Pesquisadora jovem e séria, já está aqui na Bolívia desde julho para fazer seu trabalho de campo para o mestrado. Confesso que tentei convencê-la a ficar mais um tempo por aqui... rsrsrs ela já está para voltar a SP, mas, para mim, seria ótimo se ficasse em La Paz... eu teria com quem dividir um apê e conversar sobre a pesquisa em português... rsrsrs
Andréia, mi profesora querida!! Desde que cheguei a La Paz meu espanhol já melhorou, mas estoy lejos de ser una buena hablante de español... estou procurando por aulas, quero aproveitar a "imersão" e aprender também a escrever em espanhol. Vamos ver se consigo!!
Conheci alguns amigos de Simona e Lorenza. Uma galera muito gente fina!! Na maioria europeus que trabalham em ONG's e organismos internacionais aqui em La Paz. Em especial, conheci Amal. Amal é uma documentarista egípcia, muito amiga de Simona (se conheceram quando viviam em Madri). Me diverti horrores com Amal!! Passeamos, papeamos e combinamos a ida dela a SP e minha ao Cairo... a ver... rsrsrs Certamente vou amar encontrá-la novamente, seja onde seja...
Conheci alguns dos amigos de Simo e Lore no jantar de despedida de Amal. Amal cozinhou um prato sírio e eu fiz caipirinhas. Uma combinação um tanto estranha, mas todos ficaram bastante satisfeitos!! rsrs Conheci também Samira, amiga de Amal, uma jornalista palestina que vive em La Paz há dois anos. Uma simpatia!!
Abaixo fotos do jantar.


Na primeira foto: Samira, Amal, Lore e uma moça de Palermo, amiga de Simo, que estava de passagem por La Paz.
Na segunda foto (a direita): Pablo, de pé, Simo, de azul, sentada à minha direita, eu e Lucca, italiano que Amal conhceu no Salar de Uyuni.



2 comentários:

  1. Carol querida!

    Fiquei feliz em vêr que estás bem e, aliás, estás ótima na foto!

    Estimo por sua pesquisa de campo. E aproveite todos os momentos em La Paz.

    Sinto saudades!

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!

    Sou a Regina, amiga da Roberta Strack. Como esta sendo sua estadia em La Paz? Espero que tudo esteja correndo bem...

    Estou acompanhando o seu blog e bem interessada em saber mais novidades, não esqueça de contar suas impressões aqui pra gente.

    Uma dica: neste ano La Paz foi eleita a Capital Iberoamericana da Cultura, durante o ano todo havera (sorry, estou sem acentos ;))diversos eventos, shows, mostras, teatro, musica, etc. Aproveite para acompanhar esses eventos.

    Que te vaya bien!

    ResponderExcluir