"Ou você é livre, ou você não é. Ou você é livre e a coisa é autêntica, real, viva, ou não é nada." (A humilhação, Philip Roth)

sábado, 22 de agosto de 2009

Uma semana em La Paz

Hoje completo uma semana em La Paz. Estou certa de que as coisas correrão bem para mim por aqui... ontem fui a uma festa e conheci mais pessoas que trabalham com movimentos sociais por aqui. Na maioria europeus que vem para La Paz para trabalhar em ONG's ou em órgãos de cooperação internacional. Pessoas interessantes e comprometidas com o que fazem. Mas, conforme converso com as pessoas, a cada dia tenho mais certeza de que tenho pouco tempo por aqui... há tanto para conhecer, para compreender... a observação participante exige uma imersão e um contato aprofundado com os actantes, eu espero conseguir fazer isso no tempo que tenho...
Comecei a ler os livros que comprei e estou ainda mais animada com a pesquisa!! Como eu já sabia, o universo sócio-político boliviano é riquíssimo!! São múltiplas redes de significado que se interconectam, se aproximam e distanciam, porque pautadas por lógicas e visões de mundo diversas. No entanto, estas lógicas hoje começam a dialogar. Um diálogo que tem fraturas, incompreensões, mas que denota um grande esforço de cada parte envolvida. Esse esforço é algo novo na Bolívia e indica, entre outras coisas, uma grande transformação no modo como as populações indígenas e suas organizações são percebidas pelo Estado e pela sociedade boliviana. A ver no que isso resultará...

Um comentário:

  1. Esse post foi pequeno mas amei ver como se sente "cutucada" com seu objeto de pesquisa :) Continue escrevendo, acho que tem vários temperos aqui pra sua tese. Beijão

    ResponderExcluir